Estudando e produzindo o gênero Reportagem

  Imagem: Pixabay 

 A Reportagem é um gênero jornalístico em que predomina a narração, e que une as técnicas da notícia, do artigo de opinião, da entrevista, e até da crônica, para relatar um fato ou acontecimento através de investigação atenta, muita criatividade e sensibilidade.

É necessário dizer que estou falando de um gênero jornalístico que está sendo trabalhado no contexto escolar, por isso, pode deixar fluir suas ideias e seu potencial investigativo, porque você também pode produzir uma reportagem de qualidade.

Começando pela atividade que desenvolvemos hoje durante a oficina de educomunicação, na qual você pôde conhecer mais esse gênero textual tão vivo, iremos culminar na produção das reportagens que irão compor nosso jornal da turma.

Atividade da oficina de educomunicação - Reportagem 

Leia a reportagem:
Como fazer uma escola sustentável 

Atitudes como combater o desperdício e consumir de forma consciente são bons caminhos para a preservação da natureza 
 Noêmia Lopes

ECOALFABETIZAÇÃO Na EE Comendador Joaquim Alves, todos cuidam da natureza com atitudes simples. Fotos: Carlos Costa 

Quando o assunto é trabalhar meio ambiente e fazer da escola um espaço sustentável, é comum achar que isso implica em reformas na estrutura física do prédio e altos investimentos. Não é bem assim. O fundamental é permitir que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais. "As crianças precisam iniciar esse processo desde cedo. Não basta falar e ensinar apenas com livros", diz Lucia Legan, autora do livro A Escola Sustentável, pedagoga e diretora do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (Ecocentro Ipec), em Pirenópolis, a 120 quilômetros de Goiânia. Também não adianta fazer um projeto de combate ao desperdício da água e deixar torneiras vazando e mangueiras abertas no jardim da escola. 

Ser ecologicamente sustentável significa apostar num desenvolvimento que não desrespeite o planeta no presente e satisfaça as necessidades humanas sem comprometer o futuro da Terra e das próximas gerações. Tal postura se enquadra no conceito de permacultura, criado em 1970 e segundo o qual o homem deve se integrar permanentemente à dinâmica da natureza, retirando o que precisa e devolvendo o que ela requer para seguir viva. 

Parece complicado, mas pode ser posto em prática com ações simples, como não desperdiçar água, cultivar áreas verdes e preferir produtos recicláveis. (saiba como implantar essas e outras medidas neste projeto). Sabe-se que, em pequena escala, tais procedimentos não revertem os danos causados ao meio ambiente, porém têm grande impacto na rotina escolar. "Temos consciência de que as iniciativas da escola são fundamentais para promover a conscientização dos alunos, os futuros adultos que tomarão conta do planeta", afirma Neide Nogueira, coordenadora do programa de Educação Ambiental do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), em São Paulo. 

A Educação Ambiental é um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), do Ministério da Educação (MEC). Ela garante que os alunos aprendam a tomar decisões sustentáveis, num processo chamado de ecoalfabetização. "A sustentabilidade se apoia no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais. Esses eixos estão na escola e cabe ao diretor mobilizar a comunidade em torno deles", diz Sueli Furlan, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Transformar valores e atitudes cotidianas requer cuidado especial por parte da gestão. É um erro comum, por exemplo, tocar no assunto apenas em datas comemorativas. Campanhas de reciclagem também devem ser vistas com bastante cautela, pois promovem concursos que premiam quem mais reúne garrafas PET ou latas de alumínio - longe de ser uma atitude sustentável, elas acabam promovendo o consumo desnecessário. "A criança não deve separar o lixo para vencer uma aposta, mas por ser essa uma postura essencial para o meio ambiente", afirma Neide.

Outras ações nada eficazes são ensinar apenas com palestras e projetos tão complicados que acabam sendo abandonados. A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e ela pode estar integrada às práticas cotidianas de uma escola. Esse, segundo Lúcia Legan, é o jeito mais eficaz de transmitir o aprendizado necessário sobre meio ambiente e sustentabilidade. Confira o projeto institucional elaborado com base nas iniciativas desenvolvidas na Comendador Joaquim Alves e em outras escolas de Pirenópolis, em parceria com o Ecocentro Ipec. 

Publicado em GESTAO ESCOLAR, Edição 007, Abril/Maio 2010.

A reportagem é um gênero jornalístico em que predomina a forma narrativa. Características: - Humanização do relato; - Texto de natureza impressionista; - Objetividade dos fatos narrados. Vemos que a reportagem parte de uma base objetiva - fatos e acontecimentos - para construir um relato (narrativa), que considera e valoriza a vida real das pessoas envolvidas, suas impressões, vivências e opiniões. 

Reportagem é a relato de um fato ou acontecimento, através de um texto (escrito ou falado), enriquecido pela observação atenta, capacidade investigativa, sensibilidade, criatividade e narração fluente de quem observa. 

E qual a diferença entre notícia e reportagem? A primeira informa fatos de maneira mais objetiva e aponta as razões e efeitos. A segunda vai mais fundo, tece comentários, levanta questões, discute, argumenta, conta histórias das pessoas envolvidas nos fatos. 

Uma notícia é escrita a partir das respostas às seguintes perguntas: O quê? Quem? Como? Quando? Onde? Por quê? A reportagem pode ser entendida como uma espécie de desdobramento dessas respostas, constituindo um gênero mais Abrangente e rico que a notícia. As informações são "costuradas" dentro de um texto narrativo no qual o jornalista acrescenta ao relato dos fatos objetivos, a subjetividade das pessoas envolvidas (o que elas sentem e pensam), assim como a seus próprios sentimentos e opiniões. Desta maneira compõe-se um texto engajado humanamente, que aproxima a reportagem da literatura. 

Agora é a sua vez: 

Preparação: pesquisa sobre o tema para entrevista e reportagem 

1. Reúnam-se em grupos, conforme a orientação do professor. 
2. Façam uma pesquisa sobre o tema no Brasil na sua escola/cidade. 
3. Procurem em filmes, assim como em revistas, jornais ou sites da internet textos que tratem do mesmo assunto e que possam orientá-los. 

Com base na pesquisa que fizeram, sigam o roteiro para a realização das entrevistas. 

1. Entrevistem pessoas envolvidas no assunto e, se possível, especialistas no assunto. O objetivo de vocês é coletar e apresentar diferentes versões e opiniões a respeito do tema. 
2. Preparem com antecedência as perguntas que vocês farão aos entrevistados. 
3. Vocês podem gravar a entrevista ou registrá-la por escrito. 
4. Anotem os dados das pessoas entrevistadas: nome completo, profissão, idade etc. Caso algum entrevistado não queira se identificar, usem apenas as iniciais do nome da pessoa. 
5. Se for possível, tirem fotografias para ilustrar a reportagem; ou façam infográficos. As imagens costumam atrair a atenção do leitor para a leitura da reportagem. 

Elaboração: redação da reportagem 
1. Redijam o primeiro parágrafo, ou lide, com as informações básicas: o que aconteceu, com quem, quando, onde, como, por quê, e quais as consequências do fato acontecido. 
2. Nos parágrafos seguintes, apresentem os depoimentos dos entrevistados, marcando-os com aspas. 
3. Fiquem atentos para não alterar o sentido das falas dos entrevistados. Não alterem o conteúdo, respeitem a linguagem coloquial empregada por eles e apresentem os dados completos dos entrevistados (nome, profissão, idade). 
4. Se acharem interessante, façam um olho para a matéria (ou mais de um), destacando em boxe um trecho da fala do entrevistado que considerarem relevante ou curioso. 
5. No último parágrafo, vocês podem fazer uma avaliação dos fatos, argumentando a favor de um ponto de vista. 
6. Criem um título que provoque a curiosidade do leitor e, se necessário, intertítulos para dividir os blocos de informações. 
7. Usem linguagem formal, clara, objetiva. 
8. Se tiverem tirado fotografias, criem legendas para descrevê-las ou acrescentar uma informação a respeito do contexto em que a fotografia foi tirada.

Referência: jornalescolar.org.br

Depois de selecionar o tema, pesquisar sobre o assunto, preparar as entrevistas, fotografar ou preparar as imagens, não esqueça de anotar todas as informações e opiniões que você acha importantes para redigir sua reportagem. Que as palavras pulsem!


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