Em muitos momentos somos desafiados a argumentar, defendendo nossa opinião sobre temas polêmicos atuais. O artigo de opinião é um gênero que explora sobretudo a argumentação, sendo veiculado em mídias impressas e na internet.
Na escola, o artigo de opinião pode ser uma forma de expressar ideias, além de uma oportunidade de trabalhar com vários aspectos da Língua Portuguesa. No trabalho com educomunicação e a produção de jornal mural e jornal impresso, já percorremos um caminho na escrita de artigos de opinião em sala de aula.
Como escrever um artigo de opinião?
O artigo de opinião é um gênero jornalístico, argumentativo, que aborda um tema polêmico da atualidade, geralmente escrito por um especialista ou profissional, e divulgado em jornais e revistas. É importante notar que esse gênero textual buscar convencer ou persuadir o leitor.
O articulista - quem escreve o artigo de opinião - comenta, discute, avalia uma questão, argumenta e contra-argumenta . Não se limita a informar ou descrever fatos. Os articulistas escrevem sobre algum tema que está sendo discutido em jornais e revistas, internet, televisão, rádio.
Estrutura do artigo de opinião:
Introdução - Descrição do assunto que gera a polêmica.
Desenvolvimento - Tese do autor (proposta ou posicionamento)
Tese contrária (ou atitudes contrárias)
Refutação da tese ou das atitudes contrárias.
Argumentos a favor da tese do autor.
Conclusão - Conclui o texto e reforça o posicionamento ou tese do autor.
Algumas dicas para a produção do seu artigo de opinião:
1 - Identifique um tema atual e eleja uma questão polêmica. Questões polêmicas são perguntas cujas respostas são sim ou não.
2 - Analise a questão polêmica, mostrando os dois lados e escolhendo um deles para se posicionar. Não é necessário apresentar soluções para a questão analisada.
3 - Pesquise sobre o assunto para buscar embasamento para os seus argumentos. Os argumentos podem ser: exemplos;
dados estatísticos;
pesquisas;
fatos comprováveis;
citações ou depoimentos de pessoas especializadas
no assunto;
alusões históricas; comparações entre fatos, situações, épocas
ou lugares distintos; causa e consequência.
4 - Reescreva o seu texto, observando a adequação à norma padrão da língua portuguesa, o seu poder de argumentação, o uso dos conectivos (a articulação de ideias), a paragrafação textual.
5 - Crie um título que provoque o interesse do leitor pelo seu texto.
6 - Evite o uso de clichês e explore ao máximo seu estilo autoral: o uso do humor, da ironia, referências literárias.
E o mais importante:
O artigo de opinião, assim como outros gêneros, são escritos e lidos com uma intenção. Dessa forma, acontece o uso social da leitura e da escrita. Então, o que mais importa é saber o quê, porque e para quem escrever.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentário!