Memórias de um Sargento de Milícias

Uma leitura divertida e cobrada em muitos vestibulares é  o romance Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida. O livro é considerado uma obra de transição entre o Romantismo e o Realismo/Naturalismo. Uma obra romântica de características realistas.

Um livro que desperta a curiosidade do leitor em alguns aspectos. Originalmente circulou em folhetins,  de forma anônima, entre os anos de 1852 e 1853, e foi publicado como livro em 1854, assinado por "um brasileiro".

É importante observar que se trata de um dos primeiros romances brasileiros, ainda no período do Romantismo, mas com nuances que o fazem diferente, afastando-o muitas vezes do padrão literário romântico. 

Assim, em  Memórias de um Sargento de Milícias encontramos em Leonardo o primeiro anti-herói da literatura nacional, que muito difere do herói romântico. Outras características também levam esse romance a ser peculiar em sua época: a mulher era retratada de forma mais real, sem idealizações. 

Podemos apontar, ainda, uma série de características desse romance de costumes:

Presença de tipos sociais;

Camadas mais populares como protagonistas;

Personificação do malandro (ideia de se dar bem);

Personagens com falhas e desvios; 

Brasilidade....

Trata-se, portanto, de uma obra importante da nossa literatura e que você irá gostar muito! Acesse o link abaixo para fazer o download do romance:


Após a leitura, a proposta é a escrita de uma RESENHA CRÍTICA, confirmando ou não as impressões iniciais apresentadas aqui e fazendo outras observações sobre a obra.











Comentários